quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Jaguarundi


O Jaguarundi (ver três nomes binominais possíveis) é um mamífero da família dos felídeos, encontrado dos E.U.A. ao Norte da Argentina. Possui cerca de 60 cm de comprimento de corpo, 45 de cauda e pesa 6 kg. Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom pardacenta uniforme, salpicada com pontinhos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pêlos é de cor mais clara), havendo muita variação individual. Também é conhecido pelos nomes de eirá, gato-mourisco, gato-preto e maracajá-preto. O jaguarundi tem o hábito de viver em bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo também encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência a presas de grande porte. Também é encontrado no Brasil.

Taxonomia e Evolução

De acordo com um estudo do genoma dos felídeos feito em 2006, um ancestral dos actuais géneros de felídeos Leopardus, Lynx, Puma, Felis e prionailurus migrou através do Estreito de Bering para a América entre 8 e 8,55 milhões de anos atrás.

Estudos indicam que o puma e o jaguarundi são mais aparentados com a chita. Tem-se sugerido que a chita deriva desse mesmo ancestral mas voltou a migrar para a Ásia e África. Outra teoria é que a chita evoluiu ainda no Velho Mundo.

Reprodução

Uma fêmea jaguarundi tem por ninhada de uma a quatro crias. A gestação demora aproximadamente setenta dias. Um jaguarundi torna-se adulto ao completar dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário